Avançar para o conteúdo

INSTANTÂNEOS

Nos espetáculos dos Instantâneos, o público é sempre o convidado especial.
São as sugestões e desafios vindos da plateia que lhes permite criar narrativas absolutamente únicas e originais.

Desde o ano da sua criação, 2011, os Instantâneos, construiram uma sólida trajetória de investigação e experimentação na área da improvisação, que se concretizou na criação de espetáculos com abordagens tão ecléticas como “Ser ou Não Ser Shakespeare”, “Death Machine”, “Evaristo”, “AMOR” e mais recentemente, “Retrovisor”.

Nesta década de existência, fizeram largas centenas de apresentações de norte da sul do país e representaram  Portugal em diversos festivais internacionais. Desde 2012 que são responsáveis pela produção do Espontâneo-Festival Internacional de Improvisação Teatral e em 2022, em parceria com o Coliseu dos Recreios de Lisboa, levaram a cena a primeira edição nacional, do “Campeonato Mundial de Improviso”.

OS IMPROVÁVEIS

Os IMPROVÁVEIS são um Grupo profissional especializado em Teatro de Improviso, sediado em Lisboa e fundado em 2008.

O grupo dedica-se à pesquisa, criação, performance e ensino da arte da Improvisação, no universo artístico, empresarial e académico. Apresentam-se regularmente em teatros com os seus espetáculos de Improviso, contando com mais de 18 criações originais ao longo dos anos. 

Estrearam-se em 2008 no Teatro Casa da Comédia, em Lisboa. Desde então nunca mais pararam de criar. São vistos como “imparáveis”, pela quantidade de projectos que têm sempre em mãos, pela abordagem original e fresca com que abraçam novos projectos, pelos formatos que inventam, pelos conteúdos que criam em palco no momento, pelas constantes digressões e viagens ao estrangeiro, para participar em festivais internacionais de improviso ou a dar aulas. 

CARDUME – COLETIVO DE IMPRO

Os Cardume – Colectivo de Impro, criados em 2015, são um grupo de 9 improvisadores que concebem e interpretam peças de teatro improvisadas inspiradas pelas sugestões do público presente em cada espectáculo.

São um projecto em progresso constante que agrega improvisadores com diferentes origens e estilos, o que lhes tem permitido criar formatos surpreendentes e originais .

Actualmente, são o grupo de improviso mais numeroso em Portugal, o que possibilita a criação única de cenas colectivas complexas, dinâmicas e coloridas com vários improvisadores a trabalhar em sintonia em palco.

Ao longo do seu percurso tornaram-se presença constante em diversas salas nacionais e marcaram presença num dos festivais de improvisação de maior prestigio mundial o Impro Amsterdam.

OS EXTENSIONISTAS

Os Extensionistas são um grupo informal de improvisação, composto por alunos veteranos do Curso de Improviso d´Os Improváveis.

A presença deste coletivo no Espontâneo, reafirma o crescimento desta arte e a entrada em cena de novas gerações de improvisadores, nomeadamente na corrente de espetáculos de formato longo.
Os Extensionistas são compostos por André Levy, António Maria Correia, Domingas Portela, Filipe Inácio, Inês Cosme, Joana D’Orey, João Ruela, Maria André, Miguel Frias, Pedro Pedroso, Sara Sustelo Santos.

ITT ES MOST

Os Itt es Most Tarsulat são um coletivo de improvisação teatral, sediado em Budapeste desde 2011.

A par da sua atividade artística gerem desde 2018, com o apoio das entidades oficiais, um espaço comunitário no qual desenvolvem um conjunto significativo de eventos relacionados com a improvisação, dos quais se destacam os seus cursos regulares e a formação de recursos humanos de várias empresas. São também os responsáveis pela execução um extenso programa de atividades culturais nas suas multiplas vertentes.

Os Itt Es Most são um verdadeiro caso de sucesso na capital húngara e o espaço por eles gerido tornou-se num local de paragem obrigatória para todos os amantes de improvisação. 

IMPROMADRID

Fundada há 21 anos como uma companhia especializada em improvisação teatral, os Impromadrid Teatro afirmaram-se como um dos coletivos mais impactantes da cena mundial devido à teatralidade, inovação e qualidade das suas produções improvisadas.

Com os espetáculos “Jardines” e “Corten” participaram em festivais à volta do mundo, passando por países como o Brasil, Colômbia, México, Uruguai, Bélgica, Suíça, Itália, Finlândia, Portugal, entre tantos outros.
Com o apoio do Ministério da Cultura de Espanha fizeram uma extensa tour em território nacional e atuaram em salas tão prestigiadas como o Teatro Galileo e os Teatros del Canal.

Regressam ao palco do Espontâneo, com o seu primeiro espetáculo a solo, interpretado pelo ator e multi-instrumentista Pablo de Luis que conta com extenso curriculo na área musical, da representação e da formação.

MARK JANE

Mark Jane nasceu em Inglaterra mas transferiu-se para Paris, em 1996, cidade onde vive até hoje.

Iniciou o seu percurso artístico em 1994 e formou-se com alguns dos grandes mestres da improvisação contemporânea, como Keith Johnstone ou Christopher Vogler. Em 2001, foi membro fundador dos “Improfessionals”, com os quais explorou uma ampla variedade de vertentes da improvisação tais como o formato longo, Gorilla, Maestro, musicais improvisados, Trance Mask, Theatresports, Catch impro, Match d’impro, etc.

Em 2012, Mark supervisionou a tradução francesa de um dos livros seminais da técnica de improviso,  “Impro – Improvisation and Theatre” de Keith Johnstone.

Em 2018, publicou o seu primeiro livro “Jeux et Enjeux: La boîte à outils de l’improvisation théâtrale” e em 2021, publicou a versão em inglês de “Creating Improvised Theatre: Tools, Techniques, and Theories for Short form and Narrative improvisation”.

CÉSAR GOUVÊA

Formado pela Escola de Arte Dramática – EAD/ECA-USP,  César Gouvêa é palhaço, ator, diretor, professor, produtor e foi campeão mundial de Match de Improvisação na Colômbia, em 2008.

Além disso, é um grande representante do Brasil, dentro do seu vanguardismo na linguagem do palhaço e improviso, em diversos países como Uruguai, Chile, México, Argentina, Espanha e Portugal.

Com mais de 30 anos de trajetória, foi através do palhaço que ele percebeu a possibilidade de trazer alegria e ludicidade até para os ambientes mais inóspitos, fazendo parte do projeto Doutores da Alegria durante 10 anos.

E também foi assim que ele criou, dentro da sua própria casa, o espetáculo Jogando no Quintal, um fenômeno de crítica e público que abriu portas para um mercado totalmente novo dentro do teatro e do humor: a improvisação.

AHMED ACHRAFI

Ahmed Achrafi, navega pelo mundo das artes cénicas desde 2011.

No seu curriculo destaca-se a passagem pela Academia de Artes Performativas de Sharjah, pelo Cairo Contemporary Dance Center e ainda pelo The Actor Studio Cairo.
Esta sólida formação capacita-o com conjunto valências artísticas nas áreas da interpretação, da dança e da formação.

Em 2018, integrou a companhia de improvisação teatral Irtigalia, que se destacou por ter sido o primeiro grupo de improviso da cidade do Cairo.  Atualmente, Ahmed é  professor de improvisação teatral no The Courtyard Playhouse, no Dubai.

As suas formações incidem no impacto simples, mas transformador, da improvisação. Segundo o próprio trata-se de aprimorar habilidades humanas fomentando o jogo teatral, uma filosofia enraizada nos vários workshops que lecciona.

Telemóvel: +351 938 598 247
Info/Inscrições: [email protected]
Assessoria de Imprensa: [email protected]

© Festival Internacional de Teatro de Improviso