O Espontâneo assume-se como o festival de improvisação teatral mais relevante a nível nacional e um dos mais importantes no contexto europeu.
Idealizado e produzido pelos Instantâneos, o Espontâneo tem a sua primeira edição no ano de 2012, numa pequena sala na periferia de Sintra, e em 2014 transfere-se em definitivo para o Centro Cultural Olga Cadaval.
Ao longo de mais de uma década de existência, acolheu alguns dos nomes mais importantes desta arte a nível mundial, dos quais se destacam Patti Stiles, Susan Messing, Omar Argentino Galvan, Gustavo Miranda e ImproMadrid, entre tantos outros de igual relevância.
A ideia de criar um evento que não conhece fronteiras geográficas ou linguísticas, trouxe a território nacional mais de uma centena de artistas, de mais de duas dezenas de países.
Em 2015, em parceria com o FESTIM (Festival de Teatro de Improvisacion de Madrid), é criado o maior evento de improvisação teatral da Peninsula Ibérica, até à data.
Mais de três dezenas de improvisadores internacionais circularam pelos palcos do Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra), Teatros Del Canal (Madrid) e Teatreneu (Barcelona).
Produzido pela rede de companhias ibéricas, Instantâneos, Impromadrid e Planeta Impro, este evento assumiu uma importância basilar na afirmação do Espontâneo e foi um passo decisivo na afirmação da improvisação teatral portuguesa, na cena internacional.
2022 assinala a primeira edição do Espontâneo fora do território nacional.
Fruto da parceria com o Professor Gigio Giraldo, o festival implementa-se na República Dominicana (Santo Domingo), tornando-se o 1º festival de improvisação teatral do Caribe.
Em 2023 foi a vez de Bogotá acolher à 1ª edição do Espontâneo, totalmente produzida na Colômbia.
O Espontâneo assume-se definitivamente como um espaço único de acolhimento, investigação e formação, assente no conceito de uma rede alargada de intercâmbio artístico intercontinental.
O Espontâneo continua na sua procura incessante de valorização e de promoção da improvisação teatral, dando especial atenção aos movimentos de vanguarda artística, à formação técnica e a novas parcerias internacionais.
A atribuição do selo “Remarkable Arts Festival“, pela European Festivals Association, a nomeação na categoria “Melhor Festival Não- Musical“, pelos Iberian Fest Awards e a recente criação do Campeonato Mundial de Improviso, em parceria com o Coliseu dos Recreios, são apenas alguns exemplos da relevância construida ao longo da última década.
A viagem continua…
Telemóvel: +351 938 598 247
Info/Inscrições: [email protected]
Assessoria de Imprensa: [email protected]
© Festival Internacional de Teatro de Improviso.